quinta-feira, 13 de setembro de 2007

As marcas da evolução

Devo ter bebido demais ontem a noite ou simplesmente estou me convencendo de algo que até então achava improvável, a seleção está evoluindo.

 

Sei que sou ser humano e deste modo passional, então posso vir a criticar essa mesma seleção futuramente.

 

Por vezes quebrei a cabeça pensando em como armar essa seleção e segundo fontes seguras (meu amigo corneteiro, Dayan) Luxemburgo apresentou a solução em um programa de esportes.

 

Após um primeiro tempo de fraca atuação do atacante Vágner Love, o que não é uma grande novidade, Dunga fez algo que me surpreendeu. Dunga tirou Vágner Love e colocou Elano realizando assim a solução apresentada por Luxemburgo, jogar sem um 9 de função.

 

Ou Dunga é bem informado ou concebeu algo realmente interessante. Só sei que eu gostei e muito do que vi, e o melhor é que estou adorando as possibilidades do que irei ver. Sem um 9 de referência e uma marcação coesa no meio campo poderemos ver 3 craques flutuando por todas as partes do ataque. A velocidade e mobilidade de Kaká e Robinho tem o poder de desnortear qualquer defesa e abrir espaço para chutes, passes e arrancadas de Ronaldinho.

 

Sem posição fixa e inteligência de sobra esses 3 entrando em sintonia podem proporcionar ao publico um futebol de tal beleza que há tempos não se vê na seleção.

 

Claro que nem tudo é tão maravilhoso quanto se imagina. Para chegar a perfeição e não expor a defesa, já que no futebol atual todo grande time começa por uma forte defesa, deve-se treinar até a exaustão a postura defensiva e como liberar os alas/laterais e ainda sim utilizar as possibilidades de um elemento surpresa como Mineiro ou Elano.

 

Esta é de longe a melhor formação levando em conta as peças disponíveis. Conforme Luxemburgo e com o aval meu e de meu amigo corneteiro isso somente não se aplica se tivermos disponível um 9 como Ronaldo ou Pato.

 

Mas fugindo ao deslumbramento e voltando ao jogo, Dunga substituiu muito bem. Com a expulsão de Elano entraram Afonso, que marcou seu primeiro gol na seleção, Julio Batista e Josué. Enfim, perfeitas substituições levando em conta a situação do jogo.

 

Sempre defendi o mestre Luiz Felipe Scolari mas por mera coincidência enquanto Dunga evolui a passos largos Felipão desfere um soco curto. Coisas do futebol.

3 comentários:

Unknown disse...

Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap Clap

...mto bom, nd a cornetear!

Anônimo disse...

concordo zeca, fazia tempo q o ronaldinho não fazia partiads boas...mas acho qinda q o gordo tem lugar froxo nesse grupo.

Anônimo disse...

no final, se o Elano não tivesse sido expulso ele jogaria com um losango no meio e com Julio Baptista e Afonso no ataque...seria legal, mas queria ter visto Kaka e Julio ou Robinho e Julio, como comentou o Falcao durante a transmissao.
e o Daniel Alves precisava que o Adriano estivesse na área ou o Lúcio...hehehe (mas ainda acho ele melhor q o Maicon)
e o Kleber poe o Gilberto no chinelo