terça-feira, 10 de julho de 2007

O efeito do antidoping

Saiu o resultado da contraprova do exame de antidoping do jogador Dodô indicando como positivo. Justo agora em que o jogador se apresenta em sua melhor fase chegando a ser cogitado para a seleção.

Não tenho muito como comentar tecnicamente já que desconheço a substância e, o principal, desconheço o real ganho para o atleta em sua utilização.

A saltadora Maurren Maggi ficou por dois anos impedida de competir do esporte devido a utilização de um creme depilador. Dinei foi afastado do futebol por utilizar cocaína, produto que efetivamente não traz vantagens competitivas ao atleta. Volta e meia surgem casos de doping positivo relacionado a ingestão de suplementos alimentares com substâncias proibidas e não listadas em sua composição. O uso de tais suplementos será a forma de defesa do jogador Dodô.

A análise do comitê antidoping é fria, rígida. Não analisa individualmente. Um atleta pego no antidoping além de ter sua carreira e vida manchada, fica sem poder exercer a sua profissão e paixão.

Os métodos de análise poderiam ser revisados, não pela sua falta de qualidade mas pela sua limitação. Os métodos de análise, tal qual eu e você, somos limitados para analisar o maior doping, o doping do caráter.

9 comentários:

Unknown disse...

GOR-DODÔ!!!
DALE TOMAR HERBALIFE PRA EMAGRECER... POR ISSO QUE EU SOU OBINA RAPÁ... É GORDINHO MAS NÃO TEM VERGONHA.. E AINDA É CAMPEÃO!!!!!
PAU NO CÚ DO GOR-DODÔ-NHO.. NÃO LEU A BULA PAU NOS CORNOS!!! TOMARA QUE SEJA AFASTADO UM ANO..SE USOU O PROIBIDO DEVE SER PUNIDO.. O ANTIDOPING NÃO SURGIU ONTEM E TODOS OS PROFISSIONAIS TEM QUE TOMAR OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA NÃO INGERIREM ALGO PROIBIDO. SÓ O QUE ME FALTAVA AGORA O STJD NÃO PUNIR O USO DE COCAÍNA NÉ MEU QUERIDO TOPEIRA.. SÓ O EXEMPLO PRA SOCIEDADE JÁ DEVIA SER O SUFICIENTE PRA PUNIR O JOGADOR.. TU AFIRMANDO QUE DEVERIA SER PENSADO PORQUE NÃO TRÁS BENEFÍCIOS AO JOGADOR JÁ SERIA UMA CONTRADIÇÃO PRA O TEU DOPING DE CARÁTER. CADÊ O CARÁTER DO JOGADOR? FEZ CAGADA PAGA!
E MALDITO DUNGA.. AGORA É SE PREPARAR PRA MAIS UM SOFRIMENTO NO FINAL DE SEMAN.
ABRAÇO DO CORNETA (E NÃO É O GUI HAHA)!!

Unknown disse...

ah... faltou comentar.. agora o DODÔ já pode ser convocado pra seleção .. a que jogue o Maradona.. dois GORDINHO DOPADO!! hahahaha
daleeeee herbalife pro GOR-DODÔ!!!

"OOOOOOOO, OBINA É MAIS MAGRO QUE DODÔÔÔ!!!!"

Gui Zattar disse...

Eu concordo com o Daya, atleta profissional tem que ter cuidado redobrado em tudo que ingere, ingeriu suplemento sem saber da substância, paga pelo erro.

Se fosse um atleta mais polêmico, como Edmundo, estaria todo mundo defendendo uma punição, se fosse um desconhecido, como Alex Alves do Juventude, ninguém daria bola de como, onde, e por quê ele ingeriu algo que deu doping positivo.

Enfim, o doping funciona e bem justamente porque não ve cara, salário ou posição na tabela, o doping funciona porque é técnica pura, erro do atleta que deve ter mais cuidado.

Outra discordo que um atleta depois do doping se acaba, o Dinei citado no post teve sua melhor fase depois do doping positivo e foi um dos responsáveis pela época mais vitoriosa do Corinthians. Agora para o Dodô resta cumprir a punição que, assim como o exeme de doping, deve ser aplicada sem analisar a cara, o salário do jogador e a posição na tabela de seu time, e parar de tomar herbalife como disse o Daya...

Vida que segue.

Gui Zattar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gui Zattar disse...

Acabei de ouvir de um médico que a substância que o Dodo usou transforma em anfetamina nó organismo...

Se anfetamina não estimula, eu não sei mais o que estimula, e essa não deve ser a discussão. Está proibido, ponto, punição...

Ou então libera geral, porque senão vai ser um tal de Jogador A pode usar, Jogador B não pode usar, que é muito perigoso pro futebol...

LARGA O HERBALIFE DODO (muito boa daya)

Topper disse...

Boa... esse era o intuito.. gerar discussão....

Gui Zattar disse...

Eu tenho uma proposta então para o anti-doping, para agradar o Topper e ala do Dodo-Coitadinho:
Façamos uma lista, não de substâncias, mas de jogadores que podem e que não podem usar dopantes. Lista claro medindo o caráter de cada um. Assim, não se corre mais o risco de gerar uma comoção e tristeza em casos de doping.

Unknown disse...

hahahahaha essa opção de lista de jogadores com caráter ia ser mto boa.. hahahahaha imagino a discussão.. só ia ser pior da "pode ou não pode a polícia matar cachorro solto na rua?"
HAHAHAHAHA

Anônimo disse...

Sei lá se alguém vai ler esse comentário ainda, ou não. Mas lendo o post e todos os seus comentários, queria deixar bem clara minha opinião, independentemente de ser botafoguense. Eu como apaixonado por futebol, concordo em grande parte com o Topper quando ele diz que doping tem que ser revisto. Não quanto ao uso de cocaína que ao meu ver, querendo ou não estimula um atleta a dar o máximo e mais um pouco de si durante a partida, mas sim quando uma determinda substância causa fadiga e depressão que é o caso do doping do Dodô. Desconheço da notícia de algum médico ter dito que depois de ingerido se tranforma em anfetamina. Agora, enquanto a questão não é revista, todo e qualquer profissional do esporte, independente de cara, cor, credo, salário, etc.. tem que estar ligado quanto as proibições de medicamentos sim! Mas que deve ser revisado e mudado, com certeza.