terça-feira, 2 de outubro de 2007

O real valor, mesmo na derrota

Aconteceu o que não queriamos, a seleção brasileira feminina perdeu a final para a Alemanha. Marta e Cristiane foram premiadas por sua performance e o Brasil saiu vice-campeão.

 

Não sei porque razão mas essa segunda colocação foi dignificada. São diversos os fatores que levaram todos a respeitar e aclamar a colocação brasileira.

 

Diante de tantas dificuldades, num pais que não incentiva esportes amadores, uma mulher apostar na carreira de jogadora de futebol deve ter algum traço de insanidade, mas na verdade prefiro acreditar que nada mais é que um crime passional.

 

A copa foi um sonho, grandes estruturas, torcida, gols, preparação fisica e hoteis. Acaba a copa e todas retornam ao mundo real.

 

O Brasil aplaudiu a derrota, ou será a vitória? Estamos mal acostumados, queremos sempre a vitória. Cair lutando é triste mas honrado e merece ser valorizado. Espero que não seja apenas uma certa piedade em função da precariedade do futebol feminino no Brasil, mas que seja o verdadeiro reconhecimento pela conquista.

 

 

Outra derrota, mas que para mim foi bem digerida foi a do Joinville/Krona para o Jaraguá/Malwee. Em dois jogos o time do Jaraguá liquidou a disputa. Não há como negar a superioridade de elenco da equipe da Malwee. Dois dos melhores jogadores do mundo no elenco, um grande goleiro e o que mais me chamou atenção nas entrevistas que ouvi na semana, um time formado a 7/8 anos.

 

A Malwee chega a seu segundo titulo graças a uma estrutura em constante evolução. Perdoem-me o trocadilho mas realmente um Falcão só não faz verão, ao seu lado havia Leco, Valdin, Willian, Ari, etc.. e principalmente Lenisio e Tiago. No banco, Ferreti.

 

Muitos acreditaram que faltou raça ao Joinville, mas isso é negar suas limitações. A falta de peças de reposição pesaram, a falta de amadurecimento também.

 

Uma grande conquista tanto para a Malwee, que colhe os frutos de um trabalho bem feito ao longo dos anos, quanto para o Joinville que a cada ano sobe mais um degrau podendo cada vez mais buscar grandes conquistas.

Nenhum comentário: