terça-feira, 17 de julho de 2007

O silêncio que precede o esporro

Vou me utilizar do título de um album da banda O Rappa para explicar como vi esta seleção. O comentário é tardio pois realmente não sabia o que escrever, a festa foi grande, somente menor que a surpresa com a postura da seleção.

 

A seleção iniciou a Copa América com uma derrota e futebol de baixa qualidade e se manteve assim com fracas atuações contra o Chile e Equador. Foram utilizados vários jogadores, modificada a tática até chegar no questionável 3 volantes. Enfim, a seleção não dizia a que veio.

 

Jogo bom, mas com diversas falhas contra o Chile nas quartas e jogo insosso contra o Uruguai onde precisamos dos penaltis para se classificar. Era uma seleção que não se impunha. Cansei de criticar o técnico e sua limitação, a apatia dos jogadores, enfim era uma “calmaria” sem cara de seleção brasileira.

 

Então veio a final contra a melhor seleção da Copa América até então, e eterna rival Argentina. De inicio a primeira surpresa (apesar de lógica), a presença de Elano no lugar de Gilberto Silva suspenso (há males que vem para o bem). Do pouco tempo que jogou Elano calou as críticas e deu um passe primoroso para o primeiro gol. E a grande surpresa do jogo surge com a entrada de Daniel Alves no lugar de Elano, pela lógica até então apresentada por Dunga o provável era a entrada de Fernando (que seria um grande erro). Surpreendeu a todos, creio eu e possibilitou uma variação tática que gerou os dois gols seguintes.

 

A seleção mostrou o que se espera, postura. Impôs seu jogo, não deixou a Argentina jogar, sequer tocar a bola. Marcação e cobertura perfeita, Juan com a qualidade tradicional, Mineiro um gigante, Maicon competente e até Vagner Love auxiliando na marcação, enfim todos, exceto Robinho em sua atuação mais discreta, fizeram o seu melhor. Com humildade e doação a seleção se impôs e decretou a “morte” de uma geração da Argentina (segundo o Olé).

 

Ao final pude soltar o berro “É campeão” com orgulho de ter visto (enfim) uma Seleção Brasileira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda acho q o Dunga deu sorte do Elano se machucar, claro q ele foi bem em arriscar ao colocar o Daniel Alves.
A conquista foi espetacular, só a lamentar a campanha feita. Mas como o q conta é o resultado final, parabéns aos campeões.
E Brasil agora é líder do ranking da FIFA, que a partir de sei lá qdo, adotou um novo sistema de pontuação valorizando mais os resultados do último ano.

Unknown disse...

Eu já sabia...ganhei um bolão sozinho...R$ 180,00...coisa linda Brasil...tima da Argentina é folclore...praticamente a selebração brasileira da década de 80...Batistuta, Riquelme, Zico...nunca ganharam nada com as suas seleções...mas deixarão saudades pelo bom futebol.