quinta-feira, 28 de junho de 2007

Sobre os clássicos nacionais

Houve uma certa polêmica em um comentário colocado neste blog no qual cita que o Brasil não possui um grande clássico. Pensei a respeito e o que posso dizer é que realmente seria lastimável se o Brasil tivesse apenas um grande clássico sendo o Brasil um país de dimensões continentais. Seria medíocre tal qual foi citado.
O Brasil é o único grande futebol do mundo que mantém campeonatos regionais e nestes que se formam os grandes clássicos.
A história dos estaduais faz com que a rivalidade seja alimentada e mantida por anos. Há quem cite que é preferível vencer um campeonato estadual que uma Copa do Brasil ou uma Libertadores.
Quem assiste, torce e vibra em um Flamengo x Vasco sabe o quanto é grande este clássico, o quão recheado de histórias e polêmicas. E este é "apenas" o clássico entre o time de maior torcida do mundo e seu eterno rival. Ou o que falar de um Corinthians x Palmeiras e o quanto uma vitória ou uma derrota pode influenciar no futuro do vencedor e do perdedor ao longo do campeonato, levando em conta que é "apenas" um jogo entre o time de maior torcida organizada do mundo e seu eterno rival.
Sinceramente espero que nunca tenhamos o maior clássico do mundo pois isso nos limitaria a considerar a existência de apenas dois times. Eu quero mais. Mais clássicos (mesmo que regionais), mais futebol, mais torcida, mais sofrimento e mais alegrias.
Em um país grande como o Brasil e único penta campeão mundial, se contentar com um clássico apenas seria mediocridade demais.

Nenhum comentário: