sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Meras coincidências

É sabido que não tenho nenhuma estima pelas estratégias extra campo utilizadas pelo time do São Paulo. Tenho respeito pela instituição, admiro a administração da empresa mas não consigo concordar na forma com que são feitas diversas negociações, a pressão por meio da imprensa (conivente) na véspera de grandes clássicos, as declarações de jogadores (apesar de fazer parte do futebol).

 

Hoje o São Paulo acumula 9 pontos em jogos cuja a arbitragem foi altamente questionada, 3 contra o Paraná (já citado neste blog, com a ameaça de ação na justiça por parte do Paraná), 2 contra o Internacional, 2 contra o Cruzeiro e 2 contra o Atlético-PR.

 

Mas o que tem realmente me incomodado são as “coincidências”.

 

Botafogo passou pelo calvário de sofrer com erros da arbitragem por diversas rodadas seguidas, coincidentemente quando era líder. Hoje o principal adversário do tricolor paulista é o Cruzeiro que coincidentemente se sentiu prejudicado na rodada passada em que empatou com o Paraná ( http://www.lancenet.com.br/clubes/CRU/noticias/07-08-30/151800.stm ). Não me surpreenderei se o próximo a sofrer com erros da arbitragem for o Vasco.

 

Enfim, pode parecer perseguição, teoria conspiratória, dor de cotovelo ou simplesmente coincidência. Mas fugindo a regra minha memória não consegue deixar de lembrar que existiu um Edilson Pereira de Carvalho ou que o campeonato italiano e seus times tradicionais como Juventus e Milan sofreram manipulação de resultados.

 

Espero que o tempo diga claramente se posso estar certo ou (felizmente) redondamente errado.

 

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Quatro rodadas de arrepiar com Grêmio em comum

Pela primeira vez no campeonato dá para se ter uma leve sensação de que há alguns times se distanciando na disputa direta pelo título.

Cinco times se destacam pelo seu aproveitamento, chegando próximo ou superando o tão desejado 60% de aproveitamento que segundo o técnico do Palmeiras, Caio Junior, é o bastante para levar o time ao título.

São Paulo, 70%; Cruzeiro, 63%; Botafogo, 59%; Palmeiras, 57% e Vasco, 58% formam hoje o quinteto lider em pontos e aproveitamento, com Santos vindo razoavelmente atrás com 51% de aproveitamento.

As próximas rodadas podem ser extremamente decisivas, com jogos entre os cinco líderes.
O fator em comum nos cruzamentos é a presença do time do Grêmio em 3 jogos desses cinco times acima. O tricolor gaúcho pode modificar o cenário atual.

Como os cruzamentos aquecerão o campeonato, juntei as minhas apostas mais duas de amigos de trabalho e chegamos aos seguintes cenários após 4 rodadas.

As próximas semanas serão decisivas e muito interessantes, torço por bons jogos.

Seguem os prognósticos, façam os seus também:

Toque do Corneta - Edição 10 - Talento sem comando resulta em desperdício

Vou adentrar num campo de total desconhecimento prático para mim, algo que devo ao meus 1,72 metros de altura, mas enfim, se tivesse muito conhecimento não me denominaria de corneta. Ademais, me sinto no direito de falar sobre o assunto, uma vez que me dou ao luxo de permanecer acordado até mais tarde para assistir as partidas do basquete brasileiro (quem me conhece sabe o quanto representa retardar meu sono).

16 é um dos meus números da sorte, talvez então até seja um bom sinal, se é que tem algo de bom em tudo isso. Afinal 16 serão os anos em que o basquete brasileiro passará longe do jogos olímpicos. Em Londres quem sabe retornaremos, mas muitos podem se perguntar, por que não agora? Por que não Pequim? O que falta?

Afirmo com certeza que a única coisa que não falta é talento. Não cometerei o absurdo (talvez até seja crime se o fizer) e dizer que essa é a seleção mais talentosa, pelo simples fato de contar com jogadores que jogam na famosa liga de basquete dos EUA. Já cheguei ao cúmulo de pensar que Oscar nasceu na geração errada e que se o tivéssemos hoje na seleção alcançaríamos grandes feitos. Ledo engano, porém em tempo, talvez ele tenha nascido em geração errada, poderia ter participado do bi-mundial por tudo que ele representa ao nosso basquete.

Mas não, não seria a presença do gênio Brasileiro (com B maiúsculo) que resolveria a atual seleção a tempo de conquistar a vaga no pré-olímpico, ora em disputa. Afinal, como já falei não é o talento que falta. Leandrinho é tão bom que "absurdamente" vimos Kobe Bryant se doar na sua marcação durante o jogo inteiro entre EUA x Brasil. Nenê, como eu li em algum lugar que me foge a memória neste momento, parece um adulto jogando no meio de juvenis, tamanha capacidade física. Tiago Splitter é um jovem promissor, se não o fosse o atual campeão da liga americana o esperaria por um ano? Alex compensa sua altura com uma capacidade acima da média (e só não continua na tal liga famosa por uma série de infortúnios) e são eles acompanhados de outros atletas também talentosos, Valtinho, Marcelinho (com o qual sinceramente não simpatizo e acho que ele não pode fazer parte do quinteto titular, algo muito subjetivo, todavia), João Paulo, Murilo, Marquinhos, Nezinho. Para não falar em Anderson Varejão que for fazer parte da liga estado-unidense não se juntou à nossa seleção. A prova de que não nos falta talento foi o 4o. lugar obtido no Mundial Sub-19 recentemente.

O talento por si só, porém, não resolve. E o Time dos Sonhos já aprendeu essa lição através de duras derrotas em torneios internacionais. Tanto aprendeu que mesmo tendo, a meu ver obviamente, o time mais talentoso desde a primeira versão do Time dos Sonhos. por contar com Kobe Bryant, Lebron James e Carmelo Anthony, o que se vê é doação, aplicação tática (por mais que você não entenda, como eu, basta assistir a um jogo do Brasil e um da equipe deles para notar sua presença ou ausência), e principalmente comando. Um corpo técnico, altamente qualificado comanda essa geração que tem tudo para repetir os feitos do monstro Jordan e do mágico Johnson. Não importa o placar, afinal ele sempre aponta no mínimo um vantagem de dois digitos para eles, em todo tempo técnico, os norte-americanos param atentamente para ouvir as correções a serem feitas, ou a melhor estratégia para dar seguimento a atuação, 95% do tempo avassaladora e pior, esse jogadores, os melhores do mundo, se doam para a equipe jogam em conjunto e não trocam ofensas a cada erro, o que se vê na nossa equipe.

Mas se esse é o problema é fácil, contrata-se um técnico, de preferência estrangeiro (eu sinceramente acho que este é um dos passos que se tem que tomar, mas como já disse, não sou grande conhecedor do tema), e tudo se resolve. Mas o que não precisa ser nenhum expert para perceber é que só um técnico (apesar de melhorar muito) não resolveria, vez por todas, o problema. Afinal, o buraco é mais embaixo, aliás, mais encima. O problema no (des)comando vem desde a alta cúpula da CBB, e os resultados do nosso basquete são reflexo desse descaso, de um campeonato nacional de baixo nível técnico, falta de estrutura de base.

Assim, os atletas com talento, que continuam a surgir nesse país, cada vez mais cedo (mais cedo até que o futebol) partem para Espanha, EUA, Lituânia, Rússia, França, Itália, etc. E esperar que depois é só amontoar aqueles que mais se destacam que uma grande equipe surgirá naturalmente, é a mesma coisa que esperar que o quarteto fantástico ganhe uma Copa do Mundo apenas por causa do nome em suas camisetas.

Faltou garra sim, faltou doação sim, faltou aplicação tática sim, mas é difícil ter tudo isso quando falta o comando, seja o imediato ou mediato, como faltam ao nosso basquete.

Sinceramente, por não ser um grande conhecedor que espero estar errado, espero que somente o talento seja o suficiente para nos levar a Pequim, porque em caso contrário, a seguir o rumo atual, nem Londres verá uma geração a qual só não se pode dizer que falta talento.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Futebol carioca. Nos ultimos anos tem sido sinômino de má administração e fracasso. A má administração ainda faz sombra sobre os times cariocas mas já se vê exemplos de planejamento concretos, tal qual o que tem sido feito pelo Botafogo.

 

Os maus resultados e o risco de rebaixamento parece ter sumido do dicionário dos times cariocas. Hoje o que vemos no campeonato brasileiro é algo que no inicio era pouco provável, dois times cariocas na disputa pelo título.

 

Botafogo, até então lider absoluto sofreu um com terremoto que o fez cair da liderança para a 4ª. Colocação. Mas como bom remédio surge a Copa Sulamericana para fazer o reencontro com o bom futebol, com direito a descuido no final tamanha a facilidade do jogo. Reinaldo em menos de 30 segundos apresenta seu cartão de visitas e Athirson, recuperando ritmo, pode ser o Jorge Wagner do Botafogo. Com a reintegração de Zé Roberto, perdoado pela diretoria, e mesmo com a saída de André Lima o Botafogo se apresenta com opções de banco e de variações táticas. Vai com vontade buscar a liderança que a pouco tempo era toda sua.

 

O Vasco com aplicação tática, valorizando o fator casa, bom meio campo possibilitando disputas e variações entre Amaral – Andrade – Perdigão, ataque competente com o bom Leandro Amaral, Conca, Abuda, Alan Kardec e principalmente sem Romário tem lutado pelas primeiras posições. Poucos devem ter apostado nesse Vasco mas pelos mares em que esta nau está navegando veremos esse time na Libertadores do ano que vem.

 

Eu sempre disse que considerava este Flamengo um bom time. Bons laterais, dois camisas 9, bom goleiro e dois Renatos. Um deles saiu, ficou somente o Augusto, mas a diretoria foi rápida e trouxe Roger. O Pan prejudicou o Flamengo fazendo com que muitos jogos fossem cancelados o deixando na zona de rebaixamento. Uma situação que trouxe uma pressão impensada causando a queda de Ney Franco. Mas o bom elenco tem dado sinais que a zona de rebaixamento vai virar coisa do passado, com a volta do amuleto Obina o time se reergueu e as novas estrelas Maxi e Fabio Luciano vieram para dar qualidade ao time, velocidade no ataque e consistência na defesa.

 

Somente o Fluminense que continua insosso, com um bom elenco não tem conseguido deslanchar e pelo jeito vai ficar ali pela meiuca até o final do campeonato lutando por uma vaga na Sulamericana. Mas para um time que já visitou a terceira divisão os dias atuais são muito mais belos.

 

Enfim, o futebol carioca tem se reerguido. A beleza e alegria do seu futebol está de volta as pontas. Mas quem aguentava ver o estado que tanto contribuiu com o futebol nacional com seus craques não merecia lutar para não ser rebaixado. Torço que este carnaval carioca não acabe na quarta-feira de cinzas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Quem perde mais no amistoso da seleção

Acabou agora o amistoso da seleção brasileira. Brasil 2 x 0 Argélia.

 

Somente ouvi pela rádio o jogo e pelo que ouvi não empolgou ninguém. Talvez os únicos empolgados eram os argelinos na França, ou Kaka e Ronaldinho quando entraram.

 

Por sinal, a partir da entrada dos dois que sairam os dois gols. A dinâmica do jogo mudou.

 

Mas o que dizer do fato de eles estarem na reserva. Não sei o que é pior/melhor num total, deixá-los na reserva e vê-los entrar, comandar a partida e mudar o panorama de jogo ou colocá-los desde o início e desvalorizar o esforço dos atletas da Copa América.

 

Só o fato de entrarem e mudarem a cara da partida mostra que os atuais titulares ainda estão muito aquém do aceitável e deixando as estrelas no banco só evidencia o que todos sabem.

 

Infelizmente os titulares do Dunga são pessoas normais, de carne e osso. Kaká e Ronaldinho estão em outro patamar ou voce acha que a propaganda da Oi foi montagem?!?! (risos). Sinto um pouco de pena, pois estes pobres mortais tem a chance de mostrar que podem ascender ao ponto de Ronaldinho e Kaká mas a partir do momento em que são colocados frente a frente a diferença somente se evidencia.

 

Eu também usarei meus poderes extra sensoriais para prever o seguinte: vejo epocas de sofrimento e angustia para a seleção brasileira rumo a Africa 2010. Mas se os astros convergirem poderei ver um grande mestre vindo das proximidades do Polo Sul para nos conduzir a mais um titulo.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Notas sobre o final de semana

Primeiramente vou colocar as minhas apostas e os resultados

Atlético-PR 1 X 1 Figueirense - apostei 2 X 1

Santos 2 X 0 Sport - apostei 2 X 1

Grêmio 2 X 0 Paraná - apostei 1 X 0

Vasco 2 X 0 América-RN - apostei 3 X 0

Juventude 2 X 2 Corinthians - apostei 1 X 2

Náutico 0 X 1 Atlético-MG - apostei 1 X 1

Palmeiras 2 X 1 Flamengo - apostei 2 X 0

Cruzeiro 4 X 2 Fluminense - apostei 2 X 0

Goiás 0 X 0 São Paulo - apostei 1 X 2

Botafogo 1 X 1 Internacional - apostei 1 X 1

O Atlético-PR na mão de Antonio Lopes não decolou, e o técnico dançou. E no Figueira, Victor Simões anda fazendo muita falta. Os resultados após sua saída foram fracos. O que deve doer é saber que este acabou na Corea ou algum futebol do genero.

A ladeira do Paraná também causou a queda de Gilson Kleina. Com Josiel parado nos 12 gols os milagres pararam de acontecer na Vila Capanema.

Vasco arrasador em casa. Não posso ainda bater na tecla que este time me surpreeende. O time é bom com um meio campo competente.

A venda de Willian foi muito boa, mas já está fazendo falta ao Corinthians. O que me surpreende é a sede com que Gustavo Nery voltou. Não seria surpresa se este voltar a figurar nas convocações da seleção. Nery em boa forma (faz tempo que não vemos isso) é mais jogador que Gilberto.

O sistema defensivo palmeirense anda muito consistente. A boa dupla de zaga formada por Dininho e o bom jogador Gustavo, com o auxilio incansável do cão de guarda Pierre garantiram o fim do estigma de que em casa o Palmeiras não ganha. Destaque para as jogadas de ponta nos gols e para Maxi, jogador rápido, incomoda.

Vou perder um pouco mais de tempo para destacar o ótimo técnico que está surgindo, Dorival Júnior, por muitos conhecido como sobrinho do Dudu. Fez um bom trabalho do Figueirense, um ótimo trabalho no São Caetano, chegando a surpreender no primeiro jogo da final do Paulista e agora acertou o time do Cruzeiro. Os jornais destacaram os gols de Alecsandro, 7 gols em 4 jogos, mas os méritos vão para Dorival que conseguiu se utilizar do rápido ataque que desde o inicio do campeonato já era demonstrado e dar ordem ao meio campo, deixando o esquema semelhante ao utilizado no São Caetano, mas com melhores peças. Mesmo com a saída de Araújo o time não se ressentiu. Subiu na tabela e hoje figura na vice liderança. E há quem diga que técnico não faz diferença.

Desde a volta de Dodô o Botafogo vem amargando maus resultados. Vinculação fácil e que gera notícia, mas muito rasa. Na verdade o Botafogo teve suas fragilidades expostas ao mesmo tempo que sofria com o goleiro, com a arbitragem, com o antidoping e por fim, com Zé Roberto. Foi um terremoto de grandes proporções que teve como fim a volta de Max ao gol barrando a até então solução, Marcos Leandro e levando Cuca a pedir a reintegração de Zé Roberto. Athirson e Reinaldo vem por ai, o Botafogo se conseguir se reencontrar pode buscar os pontos perdidos. Mas haverá tempo hábil para isso?

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Honras a quem merece

Ronaldo Fenomeno emagreceu 3,5 kg e é considerado pelo técnico Ancelotti como o grande reforço do Milan para esta temporada.

 

No início deste ano li um artigo na revista Placar em que o autor do texto apostava suas fichas em Ronaldo Fenomeno para o ataque na Copa da África, fiquei entusiasmado quando li este artigo pois não só concordo como torço muito para vê-lo em mais uma Copa do Mundo.

 

Segundo consta na notícia ( http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL89595-4840,00.html ) a equipe médica do Milan descobriu uma disfunção na tiróide de Ronaldo que deixava mais lento seu metabolismo ocasionando seu ganho de peso.

 

Desde que surgiu no Cruzeiro, Ronaldo sempre se mostrou um grande craque. Grande arranque e velocidade, posicionamento, chute forte e certeiro com ambas as pernas e uma leve deficiência no cabeceio mas que não tirava seu brilho como matador.

 

Passou por diversos problemas físicos, diversos meses se recuperando de uma seríssima lesão no joelho. Problemas pessoais, vida excessivamente exposta, problemas com técnico, trocas de time, desengano. Já foi do céu ao inverno por diversas vezes.

 

A velocidade não é mais a mesma dos tempos de Barcelona, mas a qualidade e faro de gol é algo que não se perde, afinal, quem foi rei nunca perde a majestade. Apostei em sua sede de vitórias na Copa, o esquema tático não ajudou e o imenso oba-oba teve efeito negativo.

 

Agora vejo um Ronaldo centrado, calmo e muito mais leve, por dentro e por fora. Espero vê-lo voando pelos campos, destruindo defesas, fazendo gols. É um craque cuja curta mémoria que custamos em manter não permite que o façamos reverência.

 

Espero ver Ronaldo em mais uma Copa, concordem ou não. Ou já há algum camisa 9 que realmente seja um Fenômeno?

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

O destino de Zé Roberto

Infelizmente a fase não anda boa para o lado do Botafogo.

Mas para o lado de Zé Roberto se a fase não for boa pelo menos vai ser engraçada.

A noticia que saiu nos jornais fala o seguinte: "A notícia de que o apoiador do Botafogo Zé Roberto - afastado do elenco por indisciplina - estaria acertando com o Al-Gharafa, do Qatar, surpreendeu o técnico do clube, Marcos Paquetá. "

Al Gharafa???? Realmente o Zé Roberto pode estar indo para um time no qual irá se identificar muito.

As vezes as coincidências do dia a dia deixam qualquer humorista totalmente sem graça.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Toque do Corneta - Edição 9 - Começou o espetáculo no Velho Mundo

Prefiro não comentar (cornetar) as polêmicas suscitadas em relação à arbitragem, principalmente as que vêm de um clube que foi muito beneficiado com uma decisão no mínimo polêmica do STJD, volto, então minha corneta para o Velho Continente onde a bola começou a rolar.

Praticamente encerrada a temporada de contratações, os campeonatos europeus, principalmente os 4 grandes, prometem jogos de encher os olhos de qualquer amante do futebol.

Inglaterra - O atual campeão Manchester United se reforçou bem (que já foi tema até de uma postagem), Anderson, Nani e Carlitos Tevez se juntam à Cristiano Ronaldo e Rooney formando uma verdadeira potência ofensiva, além da contratação do voluntarioso Hargreaves. Seu principal rival, o poderoso Chelsea, manteve grande parte de seu bom elenco e ainda agregou os atacantes Pizarro e Malouda (que se não é um craque mostrou neste início que sabe fazer gols), e pode anunciar a qualquer momento Daniel Alves, aumentando em muito a criativadade do time. No Liverpool se destaca a contratação de Fernando Torres, além de algumas para compor o elenco, como é o caso do excelente Lucas. O Arsenal perde seu grande craque e será uma surpresa se Arsene Wenger conseguir que seus jovens jogadores levem a equipe ao título. Para os adeptos do "Brazuca Futebol Clube" o campeonato inglês nunca teve tantas atrações, até mesmo o Manchester City tem dois brasileiros Elano e Geovani.

A Cornetada - Na terra da rainha quem leva é o Manchester, apesar de ter que disputar ponto a ponto com o time de Rafa Benítez.

Espanha - Para não começar com o óbvio, o Atlético de Madri (mais uma vez) tem uma temporada de contratações promissora: Abbiatti, Luis Garcia, Forlan, Reyes e Simão, além dos brasileiros Cleber Santana e Diego Costa se juntam aos bons Maxi Rodrigues, Kun Aguero, Seitaridis, Maniche, Perea e Fabiano Eller, podendo compor, apesar da ausência de um camisa 10 (lugar que pode ser ocupado por Aguero), um excelente time, é esperar pra ver se "agora vai!". O Barcelona trouxe Henry, a grande contratação da temporada, além de reforçar o então precário sistema defensivo com Milito, Abidal e Touré, mas para mim o grande reforço da equipe catalã foram as férias de Ronaldinho Gaúcho, que bem preparado deve voltar ao seu trono de melhor do mundo, pelo menos ao lado de Kaká. O Real Madri é a grande incógnita, com um técnico novo, Schuster, e algumas contratações como Pepe, Sneijder, Drenthe, Metzelder, Saviola e quem sabe Robben, é esperar para ver no que dá, o craque do time, se bem aproveitado é Robinho, sem dúvidas. Olhos atentos para o Sevilla, que pode se afirmar de vez no futebol espanhol.

A Cornetada - A dúvida é grande, quem vai ser o melhor jogador do campeão Barcelona, Ronaldinho, Henry, Messi ou Eto'o. Meu voto é no Gaúcho. Gostaria muito também de ver o Atlético de volta a Champions.

Itália - O Pato foi pra Velha Bota, compor o bom time do Milan, e promete brilhar a partir de janeiro, o menino é craque e ponto. A equipe rossonera, porém, também teve como maior reforço o descanso e o preparo de Ronaldo, que deve ter outra temporada de fenônemo. O Milan é o único que pode incomodar o atual campeão, nem Roma e nem a volta da Juve devem incomodar o reinado da Inter de Milão que além de manter seu excelente elenco, ainda acrescentou o grande defensor Chivu e outros reforços que irão compor o elenco.

A Cornetada - A aposta é a seguinte: será invicto dessa vez? O tri (bi) camponato da Inter deve vir, mas o Milan não vai deixar isso ocorrer sem que ocorra uma derrota pelo menos, e se der mole o melhor do mundo (Kaká) pode aprontar.

Alemanha - Carlos Alberto se junta a Diego no Werder, mas ater-me-ei somente a uma equipe, Bayern de Munique: Ribery, Luca Toni, Zé Roberto, Klose, devem ajudar ao elenco já existente a formar a melhor equipe no país da última Copa do Mundo.

A Cornetada - A disputa deve ser acirrada, pelo vice, Hertha, Werder, Sttutgart e Schalke devem traver um bom duelo pelo vice. O prato? Pode entregar para o Bayern.

Quanto à Champions? Diferente daqueles que dizem que o Brasileiro é o campeonato mais disputado do Mundo, considero a Champions, pois, há no mínimo 12 equipes que podem faturar o caneco.

Tirando o camponato inglês, que deve ser o mais disputado, os demais tem um favorito absoluto, mas vale a pena assistir, primeiro porque depois dessa temporada de contratações o espetáculo está garantido e como todos sabem o futebol é uma caixinha de surpresas.

Os rumos do campeão

São Paulo saiu campeão do primeiro turno e larga como possível campeão brasileiro.

 

O time tem mostrado grande competência defensiva com seus 3 zagueiros, todos de grande qualidade com destaque em especial para Miranda, ao meu ver o melhor zagueiro em atividade no país. Dois homens de meio campo dando consistência a defesa.

 

Boas revelações como Breno e Hernanes tem garantido ao São Paulo as peças de reposição necessárias para se manter na liderança ao longo deste campeonato.

 

Um bom técnico, mesmo que criticado, tem encaixado bem as peças que por sua qualidade possibilitam variações táticas como Jadilson ou Jorge Wagner na esquerda, Souza na direita ou no meio, Leandro ou Dagoberto no ataque.

 

Sem falar dos bastidores, que utilizam seu poder financeiro e influência para “forçar” julgamentos, pressionar arbitros ou simplesmente atravessar contratações de adversários. Muitos classificam essas atitudes como competência.

 

Mas como nem tudo são flores nesta semana já foram confirmadas as vendas de Josué e Alex Silva. Os dois únicos selecionáveis atuando no Brasil estão de saída (a preço de banana). Somam-se assim diversas perdas no elenco são paulino: Reasco, Ilsinho, Lenilson, Marcel, Josué e Alex Silva.

 

Como todo esquema tático é composto de uma idéia e peças que possam colocá-la em prática a saída dos selecionáveis tende a desequilibrar a espinha dorsal são paulina. Grande parte da qualidade defensiva se deve as qualidades e características desses dois jogadores. Mas não é somente na defesa que o time perde. Perde nas bolas paradas.

 

O império são paulino pode ruir, mas quem irá ocupar seu lugar?

 

 

 

 

Ultima rodada do primeiro turno

Tem coisas que só acontecem com o Botafogo. Mas realmente é incrível como a arbitragem tem influênciado nos resultados. Neste final de semana teve um penalti marcado (ainda estou tentando descobrir em que situação o juiz daria penalti, chute na cabeça será que seria o bastante?) e um gol impedido do Figueirense. Contra o São Paulo, erro da arbitragem, contra o Paraná erro da arbitragem, isso citando apenas as ultimas rodadas.

 

O Palmeiras é algo um tanto incompreensível, não joga bem em casa e também não joga bem fora mas no Parque Antártica perde e fora ou ganha ou empata. A diferença é que fora de casa o adversário busca a vitória permitindo que o minimo de acerto palmeirense traga algum resultado. Como erra passe esse time. Edmundo, mesmo sendo grande jogador tem tirado toda a velocidade dos ataques.

 

A volta de Abel fez bem ao Internacional. 1 x 0 foi o bastante para trazer alegria ao time colorado. Já era certo que cedo ou tarde o técnico Gallo iria cair, até aguentou demais no cargo. O interessante é notar que tempos depois de ser chamado de “burro” pela torcida, mesmo após os dois maiores titulos da história colorada, Abel volta ovacionado pela torcida. Será que a memória é curta ou os tempos de Gallo é que criaram tanta saudade do Abel?

 

E o Santos? Seguia em ampla ascensão e cai diante do Fluminense em sonoros 3 x 0. Thiago Neves já é o melhor 12º homem do campeonato.

 

Que golaço do Gustavo Nery. Voltou com muita vontade assim como Finazzi. Com Dualib fora os tempos tendem as ser outros. Essa virada para cima do Grêmio pode ser o inicio. Já o Gremio parece estar um tanto cansado, o ano tem sido de luta com jogos conturbados. O resto do campeonato não será fácil sem a qualidade de Carlos Eduardo “doado” ao exterior.

 

São Paulo confirmou o titulo do primeiro turno. A defesa competente tem prevalecido. Os fatores extra campo contribuido. E a sorte também. O apito amigo para o seu lado e contra os principais adversários trouxeram a folga na tabela. Méritos ao São Paulo na direção certa rumo ao título.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Renovação Argentina

Neste blog fiz um comentário sobre a avançada idade de alguns jogadores da Argentina. A renovação necessária foi iniciada pelo técnico Basile. Segue abaixo o texto. Desculpem-me por não respeitar a fonte.

Basile renova na primeira convocação argentina após Copa América

Buenos Aires (Argentina) - Após a derrota por 3 a 0 para o Brasil na final da Copa América, imprensa e torcida argentina pediram uma renovação no selecionado nacional e foram atendidos pelo técnico Alfio Basile. Da lista dos convocados para o amistoso contra a Noruega, no dia 22 de agosto, em Oslo, apenas dez jogadores estavam no grupo vice-campeão na Venezuela.

A relação apresentada confirmou as saídas do zagueiro Ayala e do meia Verón, que pediram para não serem mais convocados após a derrota para o Brasil. Já o meia Riquelme e o atacante Tevez foram preteridos porque não fizeram a pré-temporada. O ex-corintiano teve uma conturbada transferência para o Manchester concluída na última semana e fez poucos treinamentos. Já Riquelme ainda não decidiu por qual equipe irá atuar na próxima temporada.

Para os seus lugares, foram convocados o atacante Javier Saviola, que trocou o Barcelona pelo Real Madrid e estreou bem pelo time merengue, e o meia Maxi Rodrigues, destaque da seleção na Copa do Mundo de 2006 e que estava afastado da equipe a quase um ano devido a uma lesão.

Confira a lista dos convocados da Argentina:

Goleiros: Juan Pablo Carrizo (Lazio-ITA), Oscar Ustari (Getafe-ESP) e Sergio Romero (AZ Alkmaar-HOL)

Defensores: Gabriel Milito (Barcelona-ESP), Fabricio Coloccini (Deportivo La Coruña-ESP), Javier Zanetti (Inter de Milão-ITA), Nicolás Burdisso (Inter de Milão-ITA), Daniel Díaz (Getafe-ESP), Ezequiel Garay (Racing Santander-ESP)

Meio-campistas: Lucho González (Porto-POR), Maximiliano Rodríguez (Atlético de Madri-ESP), José Sosa (Bayern de Munique-ALE), Javier Mascherano (Liverpool-ING), Fernando Gago (Real Madrid-ESP), Cristian Ledesma (Olympiakos-GRE), Federico Insúa (América-MEX)

Atacantes: Diego Milito (Zaragoza-ESP), Lionel Messi (Barcelona-ESP), Ezequiel Lavezzi (Napoli-ITA) e Javier Saviola (Real Madrid-ESP)

A força do São Paulo

Ontem o São Paulo ganhou mais um jogo, merecidamente. Manteve o domínio do jogo e foi pouco ameaçado. A sua defesa muito bem postada anulou as chances do Botafogo.

 

Para mim ficou claro que na linha de frente do Botafogo ou fica Dodô ou fica André Lima, não dá para os dois jogarem juntos. E infelizmente Zé Roberto fez falta. Marcos Leandro que surgiu como esperança no gol botafoguense falhou no segundo gol. Parece sina do Botafogo.

 

Um jogo de meio campo que começou a ser decidido fora de campo com a pressão por meio da imprensa e por meio de “vigia de arbitragem” feito pelo time do São Paulo.

 

Faço coro com a torcida do Botafogo em relação a influência da pressão na arbitragem. Simon errou ao não dar falta em Juninho no segundo gol paulista, deixou o jogo travado algo que somente beneficiava a forte defesa paulista. Enfim, a pressão deu certo e as decisões penderam para um lado.

 

A competência do time paulista é clara, mas até que ponto ela se limita ao campo. Em que porcentagem os fatores extra campo podem estar influênciando positivamente no futebol de resultado são paulino? O poder do elenco são paulino é grande e o poder financeiro também é.

 

Na verdade se o São Paulo teve o direito a tal pressão gostaria que isso se tornasse comum. Que tal darmos atenção as palavras de Renato Gaúcho sem julga-las improcedentes? Que tal dar atenção a ação do time do Paraná contra os erros de arbitragem ocorridos no jogo contra o São Paulo? Enfim, que tal sempre ter um vigia para cada time, sem que haja pressão unilateral em cima do juiz?

 

Numa noite infeliz o Botafogo deu adeus a liderança e o São Paulo se firmou como favorito ao título.

 

Em campo o São Paulo possui o time mais competente mas teremos que engolir a seco a “competência” extra campo?

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Zé Roberto e a regra três

Lembrei-me de uma música de Vinicius de Moraes, Regra Três. Acredito que Zé Roberto do Botafogo, tal qual diz a musica, tenha abusado da regra três.

 

A regra três fala sobre as substituições e Zé Roberto abusou dela, substituiu o Botafogo e suas responsabilidades por outras. Atrasos constantes e demais casos deixaram o Botafogo e seu presidente Bebeto de Freitas cansados.

 

Mas como diz a sequência da musica “o de menos vale mais”. Num momento importante como esse, no dia da disputa pela liderança Bebeto de Freitas resolve separar Zé Roberto do grupo. O jogador perde muito, mas o Botafogo pode perder mais.

 

Infelizmente são casos em que uma decisão firme merece ser tomada, infeliz é o momento em que tem que ser tomada.

 

Mesmo com atuações inconstantes é um grande jogador que compõe um dos melhores meio campo do país.

 

O São Paulo além de competência também tem muita sorte.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

As vezes me irrita descobrir que estava certo

Saiu a convocação da seleção brasileira. Não me convenceu. Na verdade me irritou.

 

Eu tinha medo que o fato de ganhar a Copa América desse uma ilusão de que tudo estava certo, que os jogadores eram os melhores, que possuíamos uma seleção maravilhosa. A convocação prova que eu não estava errado por pensar assim.

 

Para não me alongar mais, segue a convocação, com os destaques negativos da convocação.

Goleiros: Doni (Roma-ITA) e Júlio Cesar (Inter de Milão-ITA)

Laterais: Maicon (Internazionale-ITA), Daniel Alves (Sevilla-ESP), Gilberto (Hertha Berlim-ALE) e Kléber (Santos)

Zagueiros: Juan (Roma-ITA), Naldo (Werder Bremen-ALE), Lúcio (Bayern de Munique-ALE) e Alex Silva (São Paulo)

Volantes: Mineiro (Hertha Berlim-ALE), Fernando (Bordeaux-FRA), Lucas (Liverpool-ING) e Josué (Sâo Paulo)

Meias:
Elano (Manchester City-ING), Diego (Werder Bremen-ALE), Ronaldinho Gaúcho (Barcelona-ESP), Júlio Baptista (Real Madrid-ESP) e Kaká (Milan-ITA)

Atacantes:
Robinho (Real Madrid-ESP),
Vágner Love (CSKA-RUS) e Rafael Sóbis (Betis-ESP)

Que venha o jogo e me cale a boca novamente.

O poder da palavra

Diz-se que há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

 

O que está em alta no momento é a palavra pronunciada. Palavras pronunciadas por Muricy Ramalho, Renato Gaúcho e Joel Santana.

 

Muricy criticou a absolvição de Dodô e o STJD. Como cidadão comum ele possui o total direito de se pronunciar, como técnico soa tendencioso e segundo o STJD desmoraliza a instituição. Para mim o que não volta atrás nesse caso é a oportunidade de calar-se.

 

Renato Gaúcho criticou a arbitragem. Como torcedor ele possui total direito de criticá-la, como técnico pode apontar os erros mas não dizer que foi roubado. Uma questão simples de semântica mas que causou furor e o tornou passível de julgamento. Que o nível da arbitragem está fraco é inegável, mas assinalar como roubo associa a arbitragem atual aos tempos de Edilson Pereira de Carvalho. Mas realmente dá para acreditar que os tempos são outros? A flechada foi certeira e neste caso o lesado será julgado.

 

“Se fizer gracinha dá porrada”. Por essas palavras pronunciadas Joel Santana está passivel de punição. Até o atual momento não consigo imaginar em campo 11 monges indiferentes ao menosprezo e humilhação. Sendo o futebol um esporte de disputa ferrenha em que uma equipe busca ser superior a outra não consigo imaginar como um time derrotado pode ser totalmente indiferente a derrota acompanhada de escárnio e demonstrações de superioridade do vencedor (não estou dizendo que foi isso que aconteceu). Joel Santana não gostou da possibilidade de ser zombado e pronunciou infelizes palavras, das quais não há como voltar atrás.

 

Os três serão julgados por suas palavras, não me ponho a julgá-los pois não conseguirei não ser tendencioso.

 

Só sei que tudo isso me fez lembrar das palavras de minha finada avó. “A língua não tem osso”.

 

 

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Apostas no bolão para este final de semana

Corinthians 1 X 2 Goiás - Não vejo como o Corinthians se reerguer contra o Goiás, mesmo sendo o Timão um time acostumado a superar adversidades. Goiás em boa fase leva essa.
América-RN 1 X 2 Náutico - O jogo dos fracos. Aposto no Náutico
Sport 2 X 1 Atlético-PR – Vindo de uma vitória heróica fora de casa e jogando em casa contra um Atlético ainda muito desfalcado. Sport leva essa.
Fluminense 0 X 2 Palmeiras – Depois de uma rodada em que ambos tiveram um resultado pifio ainda insisto em apostar no Palmeiras. É mais esperança que convicção.
Cruzeiro 2 X 2 Internacional – Cruzeiro sem sua jovem sensação Guilherme e Inter sem Alex e Edinho. No quesito desfalques o Inter teve uma baita sorte. Aposto no empate
Santos 2 X 1 Flamengo – Com quantos jogos o Flamengo está a menos, 5? Enfim, tá ficando muito ridicula essa situação. Mas fora esse fato, Santos é mais time.
Juventude 0 X 1 Atlético-MG – Contra o fraco Juventude o Leão vai ter sua primeira vitória.
Vasco 2 X 1 Figueirense – Vasco embalado e jogando com sua torcida leva essa. Gol de cabeça de Alan Kardec.
Paraná 1 X 2 Botafogo – Paraná em baixa e Botafogo se mantendo na liderança. Com a volta de Dodô inocentado no caso de doping a festa vai ser do líder.
Grêmio 2 X 1 São Paulo – A gana do Grêmio junto com a sua torcida vai trazer a vitória para o time do sul, nada como uma boa motivação para garantir um bom resultado.

O poder e a ética

Depois de diversas atitudes que considero de ética questionável, a diretoria do São Paulo fez mais uma, não assinou os papeis de liberação do jogador Marcel que foi contratado pelo Grêmio.

 

O tricolor paulista tem colecionado desavenças com Palmeiras, Internacional, Santos e atualmente Grêmio. Todas elas devido a atravessadas escancaradas nas negociações dos outros times.

 

Com o Palmeiras foi Richarlyson, Lima, André Dias, Rodrigo Fabri, Ilsinho; com Internacional foi o Miranda; com Santos, Lenilson. Em algumas situações se utilizou de estratégias questionáveis e por certo ponto anti-éticas entrando em contato com o representante do jogador enquanto estava tudo acertado entre empresário, times envolvidos e jogador.

 

Várias vezes tais jogadores foram pouco utilizados vindo a se transferir para outros times como Rodrigo Fabri, Lima, Lenilson e agora Marcel.

 

A ultima atitude questionável está ocorrendo neste momento. Marcel se transferiu para o Grêmio vindo do São Paulo. O time paulista não assinou a transferência impedindo este de estar em campo neste final de semana no jogo Grêmio x São Paulo, mesmo estando tudo acertado entre Grêmio e Benfica.

 

Muitos consideram as táticas utilizadas pela diretoria são paulina uma grande esperteza e rapidez nas negociações e defendem tais atitudes, os times lesados por sua vez esbravejam porém ficam de mãos atadas.

 

Eu, particularmente, sinto saudade do tempo em que os times ligavam para seus adversários avisando que estariam entrando na disputa por um determinado jogador.

 

E você, como torcedor, concordaria com seu time caso este tomasse atitudes semelhantes?

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Comentários sobre os jogos de quarta

Ontem vi o que até então relutava a assumir, o Palmeiras não vai longe. Depois de uma vitória heróica contra o Vasco ficou a impressão que esse time tinha fogo porém ontem o fogo apagou. O elenco é bom, mas sobra o estigma de hoje não ser mais um dos grandes do Brasil. O Palmeiras se apequenou e aceitou o fato que todo jogo é mais uma luta contra as limitações. O que comprova é que os jogos tem se decidido usualmente no final. Serão resquícios da série B?

O Corinthians está indo pelo mesmo caminho percorrido pelo Palmeiras, tem se tornado pequeno. Se salva o jovem William. Cedeu o empate no final contra um Atlético muito desfalcado. Dualib saiu, mas só isso não tornará o Corinthians o “glorioso Timão”.

O Vasco está cada vez mais surpreendente, fez dois e perdeu outros. Grande atuação de Perdigão e Conca. Já o Internacional terá que decidir se ainda aguenta manter o técnico Gallo e seus erros.

Botafogo ainda líder e mostrando que quando não há Dodo ainda existem outros como André Lima, Zé Roberto e cia.

E o Fluminense? Nem uma vitoria mínima que nem eu tinha apostado? Prefiro não comentar.

O fôlego do Paraná está acabando ou será que já acabou? Boa vitória do Goiás, em ascensão, com direito a penalti estilo rolinho (eu achei muito engraçado o penalti).

O contra ataque do Santos com Marco Aurélio iniciou a boa vitória contra o Galo mineiro. Leão vai ter que trabalhar bastante com esse time.

Feijão com arroz também enche barriga

Várias vezes ouço aqui por Joinville comentários jocosos em relação ao jogador Perdigão. Alguns elogiam e sentem saudade do camisa 10, outros falam dele com uma certa ironia.

 

Ontem vi Vasco e Internacional com uma vitória para mim supreendente de 2 x 0 para o Vasco e também vi uma grande partida deste jogador, Perdigão.

 

Sem lances de extrema plástica ou dribles desconcertantes, na verdade apenas o que chamamos de futebol “feijão com arroz”, mas bem feito, com 36 passes (até onde verifiquei os números) corretos, marcação. Enfim, um jogador mediano perante tantos craques mas que fez o que deveria ser feito, não errar passes básicos, marcar, correr.

 

Todos torcem pelo filet mignon, mas ontem viu-se que o feijão com arroz bem feito vale mais que um prato caro mas mal servido.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Palpites para a rodada

Vou aderir a onda dos palpites e apresentar minhas apostas no bolão da ESPN antes dos jogos.

Seguem as apostas e uma breve explicação.

Goiás 2 X 1 Paraná – Dentro de casa sou mais o Goiás. Paraná vem de uma derrota dentro de casa e Goias vem de derrota por goleada.

Náutico 0 X 1 Fluminense – Contra um dos mais fracos do campeonato, mesmo que tenha surpreendido o Santos na Vila, sou mais o Fluminense

Palmeiras 2  X 1 Sport – Valdivia volta, melhora a criatividade do time.

Botafogo 2 X 0 América-RN – Não há como não acreditar no lider ainda mais contra o fraco América.     

Atlético-PR 1 X 1 Corinthians – Atlético repleto de desfalques e Corinthians fraco, com ou sem desfalques. Jogo para empate     

Atlético-MG 2 X 2 Santos – Leão no Atlético e Luxemburgo no Santos, esse jogo promete.     

Internacional 2 X 1 Vasco – Com a volta de Pato sou mais o colorado em casa. Mas o Vasco pode surpreender     

Figueirense 1 X 1 Grêmio – Jogo em que acredito que as defesas falem mais alto. Empate em Floripa     

São Paulo 1 X 0 Juventude – Um time que só fez 15 gols até agora não vai botar fogo no Juventude. Resultado pifio mas são 3 pontos     

Flamengo 2 X 2 Cruzeiro – Na estreia de Joel Santana o Flamengo vai fazer das tripas coração. Empate e jogo corrido.