sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Futebol carioca. Nos ultimos anos tem sido sinômino de má administração e fracasso. A má administração ainda faz sombra sobre os times cariocas mas já se vê exemplos de planejamento concretos, tal qual o que tem sido feito pelo Botafogo.

 

Os maus resultados e o risco de rebaixamento parece ter sumido do dicionário dos times cariocas. Hoje o que vemos no campeonato brasileiro é algo que no inicio era pouco provável, dois times cariocas na disputa pelo título.

 

Botafogo, até então lider absoluto sofreu um com terremoto que o fez cair da liderança para a 4ª. Colocação. Mas como bom remédio surge a Copa Sulamericana para fazer o reencontro com o bom futebol, com direito a descuido no final tamanha a facilidade do jogo. Reinaldo em menos de 30 segundos apresenta seu cartão de visitas e Athirson, recuperando ritmo, pode ser o Jorge Wagner do Botafogo. Com a reintegração de Zé Roberto, perdoado pela diretoria, e mesmo com a saída de André Lima o Botafogo se apresenta com opções de banco e de variações táticas. Vai com vontade buscar a liderança que a pouco tempo era toda sua.

 

O Vasco com aplicação tática, valorizando o fator casa, bom meio campo possibilitando disputas e variações entre Amaral – Andrade – Perdigão, ataque competente com o bom Leandro Amaral, Conca, Abuda, Alan Kardec e principalmente sem Romário tem lutado pelas primeiras posições. Poucos devem ter apostado nesse Vasco mas pelos mares em que esta nau está navegando veremos esse time na Libertadores do ano que vem.

 

Eu sempre disse que considerava este Flamengo um bom time. Bons laterais, dois camisas 9, bom goleiro e dois Renatos. Um deles saiu, ficou somente o Augusto, mas a diretoria foi rápida e trouxe Roger. O Pan prejudicou o Flamengo fazendo com que muitos jogos fossem cancelados o deixando na zona de rebaixamento. Uma situação que trouxe uma pressão impensada causando a queda de Ney Franco. Mas o bom elenco tem dado sinais que a zona de rebaixamento vai virar coisa do passado, com a volta do amuleto Obina o time se reergueu e as novas estrelas Maxi e Fabio Luciano vieram para dar qualidade ao time, velocidade no ataque e consistência na defesa.

 

Somente o Fluminense que continua insosso, com um bom elenco não tem conseguido deslanchar e pelo jeito vai ficar ali pela meiuca até o final do campeonato lutando por uma vaga na Sulamericana. Mas para um time que já visitou a terceira divisão os dias atuais são muito mais belos.

 

Enfim, o futebol carioca tem se reerguido. A beleza e alegria do seu futebol está de volta as pontas. Mas quem aguentava ver o estado que tanto contribuiu com o futebol nacional com seus craques não merecia lutar para não ser rebaixado. Torço que este carnaval carioca não acabe na quarta-feira de cinzas.

Um comentário:

Anônimo disse...

como bem disse o Juca Kfouri, o Fluminense só luta pelo título ou pra não cair, como tá longe do título, vai só fazer força pra não cair...acho q por isso o rendimento tão abaixo do esperado.